Haicai e altersense

Sobre a natureza do haicai, muitos autores tentaram caracterizar seus aspectos icônicos e indexicais. O haicai, como muitas análises e descrições sugerem (BARTHES é um dos principais representantes desta posição), atua de modo indexical, apontando diretamente para o seu objeto, o “acontecimento breve”.

O índice possui importantes características, entre as mais mencionadas – contiguidade física, direcionamento da atenção, dissimilitude de seu objeto. A primeira está relacionada a sua dinâmica causal, muitas vezes ligada a noção de “causalidade eficiente” – a fumaça é um índice do fogo; o fogo é “causa eficiente” da fumaça (CP 5.73). De acordo com a segunda característica, o índice direciona a atenção para um fato, uma entidade particular, sem desenvolvimento no tempo ou no espaço, como uma seta ou um dedo indicando uma coisa. Outra importante propriedade é que o índice não necessita, como é o caso do ícone, ter qualquer semelhança com o objeto representado, nem precisa de qualquer interação cognitiva para existir como um acontecimento semiótico. Além disso, o índice não caracteriza o objeto; ele apenas indica sua existência. Esta é a posição de Haroldo de Campos, para quem o haikai funciona como uma “objetiva portátil”, com propriedades supostamente indexicais.

haicai

Mas em nossa descrição, o haicai comporta-se, ao mesmo tempo, como um índice e como um ícone – ele direciona a atenção (índice) para um “departamento mental”, e extrai dele certas propriedades características (ícone). Seu objeto é o altersense do haijin (poeta). O altersense tem um efeito causal do qual depende o haicai. Em outros termos, o objeto do haicai precisa ser experimentado pelo haijin como altersense. Trata-se de um domínio faneroscópico, que é representado, pelo haicai, como ícone e como índice.

No artigo <O altersense do haikai> exploramos detalhadamente essas ideias.

Ana Fernandes & João Queiroz

%d bloggers like this:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star