Relação ‘teoria da arte – obra de arte’

A relação entre <teoria da arte & obra de arte>, ou <teoria da arte & experimento artístico>, é um problema-em-aberto. Como estão historicamente relacionadas obra (ou processo) e teoria? Embora pareça um tema obscuro em  Filosofia da Arte, ele é bastante frequentado em Filosofia da Ciência. Sumariamente: as teorias são precedidas ou sucedidas por experimentos? Há relação de dependência entre as etapas teórica e experimental (ou experimental e teórica)? Podemos generalizar as respostas, quaisquer que elas sejam? Ainda mais radicalmente, podemos obter uma (1), e apenas uma (1), resposta? As opiniões se dividem. A resposta do filósofo Ian Hacking não é a mais otimista.

Para Ian Hacking 

Ian Hacking “A resposta pode parecer desesperançosa: há diversas formas de relações entre teoria e experimento. E é impossível algo como um enunciado geral. Qualquer visão unilateral da relação é um equívoco!” 

Em geral,  é estranho afirmar que uma experimentação empírica possa anteceder uma teoria. Hacking refere-se a isso como “tocar sax pra tulipas”, simplesmente para ver o que pode acontecer. Pode-se  chamar esta operação de “experimento não-conjectural”.

Se, em filosofia da ciência, o experimento pode refutar a teoria, antecedendo-a portanto, em filosofia da arte o experimento artístico parece funcionar, na maioria das vezes, como antecedente. Mas é claro que qualquer resposta a esta questão deve enfrentar exemplos, e contra-exemplos, paradigmáticos.

Lembro-me imediatamente de, ao menos, dois fenômenos históricos dedicados a elaboração “conjunta” de teoria e prática —

1. poesia trans-racional russa de Velimir Khlebnikov e Aleksei Kruchenykh, e sua relação com a fonologia estrutural da Escola de Moscou;

2. os experimentos de Gertrude Stein, a relação direta com as investigações de Cezanne e de Picasso, e com a teoria da mente do filósofo William James. Neste caso, a teoria da mente de James torna-se um processo sensível, e o texto de Gertrude um “experimento conjectural” da teoria.

# # #

João Queiroz

%d bloggers like this:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star